Últimas Notícias

Agentes de Saúde decidem manter greve em Belo Horizonte

Cerca de 1.000 agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde participaram de uma assembleia na manhã desta quinta-feira (8) e decidiram manter a greve iniciada no início da semana. O ato foi realizado na praça da Estação, no centro da capital mineira, e depois os servidores seguiram em caminhada até a sede da Prefeitura.

Conforme o Sindibel (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte), os trabalhadores exigem o pagamento do piso salarial nacional da categoria, previsto em legislação federal, além da criação no plano de carreira do setor.


Agentes fizeram passeata até a porta da Prefeitura de BH
Ainda conforme o sindicado, na próxima segunda-feira (12), os trabalhadores realizarão um ato em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Já no dia 13, uma nova assembleia será feita na Praça da Estação para definir os rumos do movimento.

Em nota divulgada na última segunda, a Prefeitura informou que já paga aos profissionais valor acima do piso, "considerando as gratificações incorporadas". Além disso, conforme o comunicado, os agentes ainda podem receber uma gratificação adicional, que é paga de acordo com o desempenho de cada trabalhador.

Sobre o plano de carreira da categoria, a instituição ressaltou que "contratou estudo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para formatar uma proposta". Por fim, a PBH alega que mantém "portas abertas" com os servidores e ainda não recebeu qualquer contato para negociação acerca da greve.
Fonte: R7.com


Veja a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) na íntegra:

1. Belo Horizonte conta com 1.250 Agentes de Combate a Endemias (ACE) – profissionais que trabalham exclusivamente no controle de dengue, leishimaniose e demais endemias, no centro de controle zoonoses, centrais de esterilização e áreas administrativas, e 2.389 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Estes profissionais atuam na atenção primária, nos 147 centros de saúde da capital;
2. A Prefeitura de Belo Horizonte já paga aos agentes mais do que piso (R$ 1.014,00) considerando as gratificações incorporadas:

3. Além dessas gratificações, já incorporadas nos salários, os agentes também podem receber uma gratificação adicional, que é paga conforme desempenho de cada trabalhador. Trata-se de uma remuneração variáveladicional concedida aos ACEs e ACS a partir do cumprimento de metas da execução de um conjunto de ações que contribuem para o controle da dengue (Bonificação Variável);

4. O pagamento da Bonificação Variável- criada nesta gestão-é individual, variável e calculado com base em metas, como - cumprimento de 100% do cronograma das ovitrampas (instalação e retirada das armadilhas), cobertura do monitoramento vetorial por meio das ovitrampas e cumprimento de 100% do monitoramento quinzenal dos pontos estratégicos (pesquisa e tratamento focal e/ou perifical), alcançadas pelos ACEs, durante o trabalho de controle e prevenção desenvolvido ao longo do ano.

5.  A criação do plano de carreira para os Agentes já está em discussão. A PBH contratou estudo da UFMG para formatar uma proposta que será apresentada aos Agentes;

6. Com relação à Lei Nº 12.994/14 – que fixa o piso salarial dos ACE’s e ACS, foi criado um grupo– formado por representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) – que estuda alternativas para criação de recursos adicionais que garantam o pagamento do piso nacional. A lei que criou o piso nacional, em 17 de junho de 2014, ainda não assegurou repasses financeiros para viabilizar sua implantação;

7. A SMSA mantém dialogo aberto com o Sindibel e trabalhadores e já se reuniu nesta semana com os representantes da categoria.

8. A SMSA acompanha, diariamente, a adesão dos trabalhadores grevistas que ontem foi de 38%. O balanço de todas as regionais é feito no fim do dia.

Parabéns aos Colegas de BH e que nãohá vitória sem luta!

"Quem não luta pelos seus direitos não é digno de tê-los."
Rui Barbosa


Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Participe, debata e dê sua opinião do maior Grupo sobre Agentes de Saúde no Facebook:

Agentes de Saúde do Brasil

Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde