Últimas Notícias

Reeleito, Presidente do CONASEMS, insinua para que os prefeitos não apoiem os Agentes de Saúde e se posiciona contra a PEC 22/2011

Posse da nova diretoria do COSEMS/BA
Olá colegas, com muito desprazer, venho relatar que o presidente reeleito do CONASEMS, Mauro Junqueira, Secretário de Saúde do Município de Carmo de Minas /MG, fez uma declaração polêmica sobre os ACS e ACE em sua posse, que foi testemunhada pela colega Edimeia Gonçalves, na qual indignada relatou e compartilhou nas redes sociais:

"Participando da posse da nova diretoria do CONASEMS e do seminário de licitação na gestão pública na ultima segunda-feira, 11/09, tive o desprazer de ouvir a fala do presidente do Conasems, 

Mauro Junqueira, incita os prefeitos e secretários de saúde presentes ao evento a retirarem o apoio às viagens dos Agentes a Brasília, para que não tenhamos êxito na busca pela aprovação da PEC 22, que segundo ele "será o fim da atenção básica".

Ele foi ainda mais longe e proferiu a seguinte fala: 

"(..) Os repasses do SUS estão congelados por 20 anos, se o reajuste passar vamos ter que remanejar verbas de onde não podemos, ai será o fim da atenção básica! Não precisamos desse modelo de atenção básica, onde o agente comunitário chega na casa e diz: Oi d. Joana, tudo bem? Como está a senhora? Assine aqui minha ficha", falou Junqueira.

Mauro Junqueira se posicionando contra a categoria!
Junqueira continua dizendo: "- Onde os agentes de combate às endemias chegam nas casas sobem nos tanques e colocam o remédio e embora, uma classe onde não há interação,  um não colabora com o trabalho do outro porque não é a sua função. O que precisa ser feito é um curso de técnico de enfermagem para que os agentes possam ser mais complexos e multiplicadores das ações:  aferindo pressão,  fazendo exame de glicemia e curativos e etc. Os meus agentes já chamei para uma conversa e já expus "ou o curso ou estão fora, no meu município mando eu!  Municípios de Minas Gerais já estão demitindo agentes..." 
Fonte: WhatsApp: Edimeia Gonçalves da Silva Presidente do Sindracs/ NE- Bahia

Minha opinião:

A fala desse cidadão é de um cara despreparado, que não conhece o modelo de atenção básica, somente o hospitalocêntrico.

Sou totalmente a favor da formação do Agente Comunitário, mas não em técnico de enfermagem! Existe a formação técnica específica tanto para ACS quanto para ACE, é só fazer a formação.

Esse é o problema de colocar pessoas desqualificadas em local inapropriado: você é obrigado a ouvir a contragosto e com repugnância, sedimentos fecais oriundos de uma diarreia mental, cujo o mal cheiro e a mazela espalha-se, contaminando a todos.

Os agentes de saúde de Jardim do Carmo e região deveriam se unir contra ele!

Ele usa estatísticas como um bêbado usa um poste de luz: mais para suporte do que para iluminação.
Andrew Lang (1844-1912)

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!