Últimas Notícias

Armadilhas espalhadas por quatro cidades testam resistência do mosquito Aedes

Pesquisa do Ministério da Saúde é realizada em Palmas, Gurupi, Divinópolis e Araguaína. Objetivo é analisar como o mosquito reage aos inseticidas usados para combatê-lo.
Armadilhas espalhadas por Palmas, Gurupi, Divinópolis e Araguaína vão testar a resistência do Aedes Aegypti aos inseticidas usados no combate ao mosquito. A pesquisa é do Ministério da Saúde e tem o objetivo de tornar as ações mais eficazes. (Veja o vídeo)


O material se chama ovitrampa. Mais de 170 deles foram espalhados por Araguaína. A ferramenta contém uma mistura de água com cevada que serve para atrair o mosquito. “A gente coloca o levedo de cerveja dentro para atrair o mosquito para ele colocar os ovos nessa paleta. Ela será recolhida em sete dias e serão contados os ovos”, explicou o agente de endemias do CCZ, Cleudison Freitas.

O monitoramento é feito a cada 15 dias. O material é recolhido e levado para um laboratório, onde a contagem dos ovos é realizada para avaliar a resistência dos mosquitos aos inseticidas. “É uma forma de a gente eliminar esses ovos porque a partir do momento que tem essa armadilha, ela é um atrativo”, argumentou a coordenadora do projeto Ketren Gomes. Entre janeiro e outubro deste ano, só em Araguaína foram registrados 1.186 casos de dengue, 142 casos de zika e 492 de chikungunia.

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!