Últimas Notícias

Prefeitura da Serra-ES, demite 50 agentes comunitários de saúde e de controle de endemias


A prefeitura da Serra cujo o prefeito é Audifax Barcelos (Rede), demitiu, em época de risco de aumento de casos de dengue, zika e chikungunya – 50 profissionais, entre agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE), sem aviso prévio ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-ES). Os profissionais atuam no controle das doenças, já que trabalham também contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor de transmissão.

O temor de demissão teve início em julho, quando os profissionais procuraram a entidade depois de terem sido chamados pela prefeitura para exames de saúde. O sindicato, então, procurou a prefeitura que negou risco de demissão, alegando que era apenas uma checagem da saúde dos servidores.

Menos de um mês depois da convocação, os agentes passaram a receber os comunicados de demissão, com aviso prévio indenizado de 57 dias. No total, foram demitidos 44 ACEs e seis ACS.

Depois da demissão em massa, o departamento jurídico do sindicato foi acionado e está reunindo a documentação dos trabalhadores para tomar medidas judiciais contra a prefeitura.

Na próxima segunda-feira (21) haverá uma reunião em que serão feitos encaminhamentos para adotar outras medidas de apoio às categorias. Para o sindicato, o número de agentes que já era reduzido no município, ficou ainda menor.

As demissões ocorreram em Agosto/17. Maiores atualizações no nosso blog!


#ACSeACEUNIDOS!

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!